sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Garotas Suecas - Escaldante Banda


Grandes expectativas quase sempre acabam gerando aquela sensação de desapontamento, mesmo que parcial, diante de um disco, filme, livro muito hypado previamente. Tive esse receio quando Escaldante Banda chegou aos meus ouvidos: o pessoal do Garotas Suecas já haviam conquistado espaço pelo Brasil e até chegou a ter seu show recomendado no SXSW; o punhado de músicas que estavam disponíveis demonstravam uma bela mão para sintetizar o groove psicodélico, fosse de origem garageira americana, dos Mutantes, ou do funk-soul piradão e da singeleza da Jovem Guarda. Os shows sempre foram uma celebração enérgica. Então, eu não esperava nada menos que um debut muito bom: eles tiveram tempo para encontrar o seu próprio caminho, com um time entrosado pelas inúmeras apresentações por aí. Mas, e se, nesse período, eles piraram e resolveram tocar, sei lá, um jazz-bossa nova, ou algo mais dissolvido e domesticado? Aperto o Play: Tudo Bem chega chutando a porta com os dois pés, escancarando que a alquimia do grupo está funcionando a plenos vapores: introdução sixties, levada irresistível e nenhum sinal de tirar o pé, refrão bombado e esperto. Pelo contrário, eles estão tão confiantes que a fórmula parece ter sido inventada pelos caras. Se não foi, não há ninguém por aí para contestar que o rock-soul-garage-psycho-indie-jovem guarda deles soa imbatível. Banho De Bucha chacoalha até o osso mais duro,e Ela mostra que é possível ser baladeiro e romântico, com letras como:"Quando eu me perco / ela é a minha orientação / e ela me pediu pra escrever uma canção". Boquiaberto, siga intoxicado por Não Se Perca Por Aí, que o Zutons mataria para ter escrito. Ares mais psicodélicos invadem Voce Não É Tudo Isso Meu Bem, balanceando o ritmo do álbum. Mercado Roque Santeiro é a Batmacumba dos anos 2010, brasileiríssima e roqueira. A segunda metade do álbum não decepciona, apenas denota pequenas nuances, que enfatizam a máquina azeitada de uma banda encontrando uma produção á altura: seja um teclado inserido com maestria, os riffs afiados ou o trabalho dos metais, há até uma certa state-of-the-art presente aqui. Portanto, minhas dúvidas do início dessa resenha foram pulverizadas por completo: Escaldante Banda é tão bom quanto poderia ser. Apenas me pergunto: qual será o próximo passo? Dominação mundial? 9/10


Garotas Suecas - Mercado Roque Santeiro by okannie

Nenhum comentário:

Postar um comentário