sábado, 15 de novembro de 2014

Criolo - Convoque Seu Buda #review



Uma diferente expectativa: assim Criolo chega ao seu terceiro disco. Se Nó Na Orelha era sua despedida/cartão de visitas, Convoque Seu Buda nasce sob os olhares do grande público, ansioso por mais do mix apresentado no álbum anterior. Aqui o momento é o de escorar um conjunto da obra, de botar as cartas na mesa e fincar os pés na tortuosa e bela história do rap nacional.  

Criolo e seus parceiros Marcelo Cabral e Daniel Ganjaman montaram um trabalho tão (ou mais) sonicamente expansivo quanto o anterior, mas com uma dinâmica ainda mais acertada e segurança até mesmo pra imprimir um "estilo Criolo", um approach particular para o hip hop brasileiro.

A unidade de Convoque Seu Buda apresenta raps contundentes como a faixa-título, Duas de Cinco e Esquiva da Esgrima; a herança africana de Cartão de Visita; o samba de Fermento pra Massa; a emoção na pele de Plano de Voo; uma viagem pra Jamaica em Pé de Breque; o afro-punk de Fio de Prumo. Assim, o artista demonstra domínio de suas habilidades sem comprometer o fio condutor. 

É inevitável comparar o nascimento de uma obra com o momento do país. Quem não percebe a veia de observação social de Criolo, creditando uma espécie de discurso difuso e transcendental ao MC (Me ajude, Lázaro) deixa de ser atento às letras. Ao longo das dez faixas do disco, o ex Doido manifesta sua visão de desagrado com o progresso descolado da inclusão ("o governo estimula e o consumo acontece, mamãe de todo mal a ignorância só cresce") dá a real da rua ("cada maloqueiro tem um saber empírico") traz um pensamento pertinente aos dias de hoje ("Quem toma banho de ódio exala o aroma da morte") elabora filosofia ("E por mais que eu tente explicar, não consigo tornar concreto o abstrato que só eu sinto).

Musicalmente ousado, Convoque Seu Buda esparrama diversidade: ao lado de instrumentais hábeis e parcerias certeiras, beats e arranjos se harmonizam, tecidos de cores afros, jamaicanas e estadunidenses são recriados sob esmero brasileiro. O encontro com o Síntese é de uma sinergia ímpar, uma vez que o escopo de trabalho do garoto do interior de São Paulo é a visceralidade da entrega e a fúria do pensamento, tabelando com a sabedoria do "irmão mais velho" Criolo. A voz de Juçara Marçal, talvez a mais bela do Brasil hoje, traz um cenário multidimensional para Fio de Prumo, uma aventura repleta de metais e sinuosidade. O rap Esquiva da Esgrima trabalha percussão e teclado, guitarra e refrão memorável. A crônica do caos e da diversidade da metrópole dá as caras no samba Fermento Pra Massa. 

Então qual o elemento que faz de Convoque Seu Buda um álbum coeso? Na verdade são dois: o escopo gigante de observações sobre a vida em nosso país inclui um vórtex de emoção e pensamento, de quem enxerga mas também sente na pele, de quem participa e se revolta. Dessa forma, é um compêndio das contradições brasileiras em forma de versos pontiagudos: é uma grande crônica sobre ser brasileiro. O outro é a forma com que diversos gêneros passeiam sem sobreaviso nem vergonha, com destreza simples e sangue nos olhos. De novo, é um disco brasileiro com a alma e essência do hip hop, DNA incontestável mesmo quando pratica um samba.

A junção desses elementos resulta em um disco importante, que estabelece de vez um parâmetro alto de entrega e criação no rap nacional. É a formação de uma obra que cada vez mais expande horizontes e inspira novos voos. 9/10   Baixe o disco aqui.


Um comentário: