domingo, 8 de maio de 2011

PJ Harvey - Let England Shake ou Seamus Murphy e a Inglaterra selvagem


Let England Shake, oitavo disco de PJ Harvey, é possivelmente a obra mais impactante do ano até agora. Usando a guerra do Afeganistão e reflexões sobre a Inglaterra como temas primários, a compositora vasculha assuntos que já são costumeiros em suas composições: morte, esperança, dramas internos e confusão mental. A diferença é que, ao optar por basear essas narrativas em relatos de guerra -recentes e antigas - e relacionar a música como forma de expressão do momento histórico, PJ utilizou modulações de voz diferentes, instrumentações não usuais e uma produção bastante calculista. Mesmo assim, o disco soa visceral, e fica difícil distinguir as dores da compositora ou a visão dela como expectadora de um mundo bastante cruel. A inglesa do interior jura não colocar experiências pessoais em suas canções, trabalhando mais como intérprete de relatos e observações.

Evitando a possível pretensão de reunir temas patrióticos com imagens de guerra, PJ optou por manter a crueza das letras, enquanto trabalhava melodias plácidas, fluidas, como contraponto aos versos quase sempre dolorosos. 9/10

* Trabalho com Seamus Murphy

Depois de conhecer o trabalho do fotógrafo Seamus Murphy em uma exposição, PJ o convidou para dirigir os vídeos de todas as doze canções de Let England Shake. Seamus não possuía nenhuma experiência com vídeos ou música. Documentando áreas de conflito, o fotógrafo foi escolhido para realizar um complemento visual ao impressionante registro musical. Os vídeos estão disponíveis na internet, e são retratos bastante intuitivos, envolvendo declamações de versos das canções, imagens da cantora e de sua banda em performance e imagens de uma Inglaterra bucólica, misteriosa e antiquada/moderna. Um acompanhamento que se funde de forma mágica e acaba por complementar o trabalho dos dois artistas de forma surpreendente. Os vídeos estão em http://www.youtube.com/user/letenglandshake. O site de Seamus é http://seamusmurphy.com/ . Abaixo, escolhemos dois belos exemplos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário