sábado, 21 de maio de 2011

Mona - Mona


Residentes de Nashville, o quarteto Mona se posiciona como uma aposta muito bem vinda ao cenário. Em primeiro lugar, não há resquício daquele sentimento de abraçaremos-todas-as- vertentes-porque somos superinformados. Excesso de informação musical ás vezes atrapalha. E em tempos de indie global, a quantidade de bandas ruins munidas de sequenciadores é assustadoramente alta. Mona, o disco, é potencialmente um dos melhores discos de rock do ano. Eu disse rock, não indie-rock.

Basicamente, os caras acreditam naquela coisa toda de banda como unidade, catarse, suor, melodia e sentimento. Anos 50. Como no início da história de música jovem branca de raiz negra. Com um pé no hard rock setentista, Springsteen e no punk, soam um pouco como o Social Distortion circa 92. Só que mais jovens. Ou um Rocket From The Crypt menos fanfarrão ou mesmo o ótimo Lit. Mas como de boa intenção não se faz um bom disco, o quarteto tratou de moldar canções que se distinguem muito bem umas das outras (raro hoje em dia) e entregá-las de acordo. Um vocalista "heróico" e boas tramas de guitarra sustentam de forma coerente o teor das letras.

Gente perdida, garotas impossíveis e noites insones permeiam o universo rock "de verdade" do Mona. E como isso é bom, não ouvir ladainhas alegres e festivas com tamborezinhos e guitarrinhas de brinquedo. Cloak And Dagger tem a confiança e a arrogância do Manic Street Preachers em Generation Terrorists, aquela inocência e fúria conjuntas; Listen To Your Love é certamente um dos melhores pedaços de rock arrepiante que ouvirá nesse ano: o ataque/condução funcionando como um relógio. E a ponte com o verso "How did it get this way?" é um grande momento. Shooting The Moon é a versão sem vergonha (no bom sentido) de um hard rock legítimo. A balada Pavement em mãos erradas soaria apenas ordinária, mas o Mona transforma em hino.

O nome da banda é uma homenagem a avó de um dos integrantes, que se chamava Mona Brown. Mas vai ser interessante o fluxo de visitantes nos mecanismos de busca com essa palavra chave. Mais essa pra curtir a banda de vez. 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário