quinta-feira, 25 de novembro de 2010

The Streets, Twitter, Guardian e a Nova Forma de Compor Músicas


Essa semana Mike Skinner, o cara por trás do projeto inglês The Streets, postou um novo vídeo no Youtube. Até aí, nada de novo: ele já anunciou que o novo álbum sai no começo de 2011, e será o último trabalho sob essa alcunha. Bem sucedido no Reino Unido, Mike é um cronista/rapper branco que ilustrou tão bem os hábitos da juventude britânica do começo desse século quanto o Arctic Monkeys ou o Libertines. Seus dois primeiros discos, Original Pirate Material (2002) e A Grand Don't Come For Free (2004) são clássicos daquela década.

Acontece que Skinner, através de sua conta no twitter e no seu site oficial, vem não apenas comentando o andamento das gravações do novo álbum, mas pedindo sugestões de assunto e/ou complementos para rimas ao seus seguidores. O fato é que ele não somente vem incorporando essas sugestões como mantendo seus fãs atualizados através de pequenos vídeos postados no site.

O jornal britânico Guardian, através de seu articulista James McMahon, postou toda essa história no dia 22 em seu blog sobre música. McMahon elogiou a postura de Skinner em utilizar a internet de forma colaborativa. Daí que a resposta aos elogios veio em forma de vídeo e música, em que Mike pega o gancho de um dos comentários do jornalista (sobre tuítar a respeito de ressacas) além de, lógico, agradecer as palavras elogiosas. A música se chama The Day After The Day Off On One. Não sabemos se Computer And Blues, o disco a ser lançado, será tão bom quanto seus trabalhos iniciais, porém Mike Skinner está usando a internet não apenas como um canal de comunicação alternativo, mas como sua aliada na tarefa de encontrar inspiração. Seja por um tuíte, ou por uma crítica jornalística, o novo disco do The Streets será um trabalho verdadeiramente contemporâneo na origem.

Deixo o vídeo da "música-resposta" ao Guardian e também a genial Dry Your Eyes, de A Grand Don't Come For Free:


Nenhum comentário:

Postar um comentário