terça-feira, 24 de agosto de 2010

Entrevista: Rosie And Me



Não faz muito tempo que registramos aqui nosso apreço pela banda curitibana Rosie And Me. As melodias simples e incrivelmente doces da banda continuam a encantar (a ótima Jamie é prova disso), por isso conversamos com a Rosanne - dona da bela voz e das letras do grupo - sobre o aguardado álbum de estréia, internet e a possível participação no SXSW 2011; sobre o último assunto, vale a explicação: o South By Southwest ocorre anualmente em Austin, e transforma a cidade texana em centro agitadíssimo de shows, palestras, conferências sobre música nova e toda a onda que a acompanha: mídias, tecnologia, negócios, etc. A rádio Levi's levará a banda mais votada para tocar no festival americano em Março. Nota do blog: o SXSW perderá uma ótima atração se não tiver o Rosie And Me em sua escalação. Segue a entrevista:

MFTP: As músicas do Rosie And Me partem de uma base simples, mas percebo que o uso dos espaços, os arranjos e os vocais se harmonizam de um jeito que sugerem um cuidado especial, atento aos detalhes. Como funciona esse processo de composição?

Rosanne: a grande característica da nossa música é justamente essa simplicidade nas melodias e nas letras. Nossa meta é transmitir sensações por diferentes instrumentos: o ukulele e a flauta, em "Bonfires", por exemplo, deixam a faixa mais animada; já os violões de "Come Back" e "Darkest Horse" criam uma atmosfera mais calma e introspectiva, em que é possível se identificar com as experiências descritas nas letras. Nossas músicas falam sobre relacionamentos, decepções e crescimento, como se contassem uma história. Eu escrevo as letras no bloco de notas do Windows, com o violão no colo, e depois os meninos complementam o restante com arranjos.

Voces formaram a banda em 2006 e lançaram o EP anos depois. Esse tempo de "maturação" de uma banda é importante?

Sim. A formação da banda mudou bastante, perdendo e ganhando membros, até que o Rosie And Me atual se consolidasse. A gente cresceu muito desde os primeiros shows e hoje os ensaios são mais focados para apresentações ao vivo. O EP, lançado depois de tanto tempo, levou quase um ano pra ficar pronto, devido, sobretudo, à falta de recursos. Isso considerando todo o trabalho investido, desde a gravação até a produção gráfica, e material do CD físico.

Qual a importância da internet para a banda?

A banda começou a ficar conhecida graças aos ouvintes do site Last.fm e dos blogs estrangeiros, que deram uma chance para a nossa música. Durante esses anos, com a ajuda da internet, conseguimos conquistar um certo espaço no cenário independente.

É possível para uma banda independente no Brasil pensar em uma carreira internacional apenas pela distribuição /divulgação das músicas na web?

Acho difícil. A internet é fundamental para construir uma base sólida de fãs e despertar o interesse da mídia nacional e internacional. Porém, lançar uma carreira fora do país exige mais estrutura e recursos, coisa que a internet, sozinha, não proporciona.

Quando teremos o álbum de estréia do Rosie And Me?

Se tudo der certo, entraremos em estúdio em Outubro, com previsão de lançamento do nosso álbum completo para o começo de 2011.

Qual a expectativa com a possibilidade de tocar no SXSW em 2011?

Estamos bem engajados em conseguir votos para a promoção que a Rádio Levis lançou, que, ao final, vai escolher uma banda para representar o Brasil no SXSW, no ano que vem. É um grande sonho do Rosie And Me tocar lá fora, por isso, como agradecimento pelos votos recebidos, estamos enviando cópias digitais do nosso EP "Bird And Whale".

Um comentário: