segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bonifrate - Um Futuro Inteiro


O Bonifrate desfruta de um respeito bacana no cenário independente brasileiro; talvez seja pelo fato de ele ser integrante do Supercordas, uma das bandas mais consistentes do Brasil em termos de qualidade. Mas os discos solo do cara também são um caso á parte. Não são exercícios preguiçosos de entressafra. Um Futuro Inteiro, o novo disco, é mais uma incursão ao folk lisérgico que se abraça ao pop de teclados antigos, ao country rock e tudo que soa pertinente numa manhã fria. Ou em um entardecer. Ou em qualquer circunstância que envolva climas aconchegantes.

Esse Trem Não Improvisa é exatamente um compêndio do folk rock de guitarras vaporosas e riffs ganchudos, a acústica forrando a melodia irresistível; A farsa do futuro enquanto Agora é esmerilhada em tecladões, arranjos bem colocados e, ouso dizer, Syd Barret meets The Band. Bom desse jeito. Vertigem de uma festa interestelar capricha nos slides e é intoxicante como um Buffalo Springfield perdido na floresta, reverberando pelas frestas dos galhos e folhas. Há espaço para baladas como O vôo da Margarida, que cresce de forma orgânica com seus teclados e guitarras colocados de forma cirúrgica na melodia. Cantiga da fumaça é mais do que o Neil Young em seus momentos mais reflexivos dos anos 70, uma emulação desvantajosa, é Bonifrate mostrando seu apreço por influências diversas e entregando em forma de versos e instrumental redondos.

Um Futuro Inteiro é dos mais inspirados e coerentes discos lançados no Brasil em 2011.Repetidas audições permitem novos olhares e as músicas só ganham qualidade, seja pela composição firme ou pelos truques deixados dentro das canções. O termo "belo" nunca soou tão verdadeiro. 8/10

Dá pra baixar o disco de graça no Bandcamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário