sábado, 5 de setembro de 2015

Black Alien - Babylon By Gus Vol. II - No Princípio Era o Verbo #review



O primeiro disco do Black Alien, o aclamado Babylon By Gus Vol.1 saiu em 2004. Era um tempo em que o rap não estava nas novelas e indie não fingia que gostava. Mesmo assim, as rimas de Gustavo Ribeiro encantaram um montão de gente. Trabalhando as palavras com habilidade, o flow sinuoso do rapper de São Gonçalo/Niterói fez sua história e ganhou respeito. Passando por tormentas pessoais, só agora, em 2015 é que Black Alien dá sequência àquele trabalho. O volume 2 - No Princípio Era o Verbo é uma vitória só por sua realização, mas o conteúdo artístico do disco é relevante e atual.

No Princípio Era o Verbo é astral, mesmo nos momentos reflexivos. É Black Alien repassando sua trajetória com tranquilidade, abstraindo coisas boas em cada momento. Com um cardápio variado  de influências: as canções arranham uma gaita blueseira (Rolo Compressor), acenam para o pop rock (Identidade) e temas jazzísticos (O Estranho Vizinho da Frente).Os beats de Alexandre Basa alternam espertamente entre o ritmo leve e momentos mais abrasivos, em parceria com o clima das letras. Há uma coesão no disco, apesar dos passeios entre influências. Com espaço para o romantismo não uma, mas duas vezes em Somos o Mundo (com vocais macios de Céu) e Falando do Meu Bem. Aliás, todos os convidados estão afiadíssimos: além da cantora paulistana, Luiz Melodia, Parteum, Kamau e Edi Rock acertam em suas participações.

Os temas possuem um centro comum, a busca pela felicidade. Seja nas relações, num rolê de skate, na consciência de possuir um talento. Gus procura demonstrar sua paz atual, um exercício de vida através de sua levada, uma luta brava com final positivista.  

O retorno de Gus Black Alien é forte e personalista. Com um álbum enxuto e emocional, o MC prova mais uma vez o valor de seu flow e suas criações: é o conto de superação que costumam escrever por aí, só que real. E essa realização é compartilhada em forma de música, um rap tão dinâmico quanto os versos de seu autor.

Baixe o disco aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário