terça-feira, 30 de julho de 2013

Lívia Cruz - Muito Mais Amor (resenha)


A palavra mais apropriada para definir o disco de estreia da MC Lívia Cruz é "quente": a imagem e sensação mais recorrentes ao ouvirmos as onze faixas de "Muito Mais Amor" são relativas a universos (lírico e musical) que exalam calor. Ao destrinchar emoções conflituosas das relações afetivas, a cantora não abre mão da pegada forte do rap e evita clichês. 

Embebido em soul e R&B, o hip hop de Lívia - que solta a voz nas rimas fluentes e no canto com a mesma destreza - convence com boa variação de beats e na criação de atmosferas sonoras que ilustram habilmente as estórias descritas. A faixa-título conta uma superação de adversidades através da resiliência do amor como arma, separando o termo de aproximações com a meiguice; o coração aqui pode ser espinhoso. "Só Por Hoje" é a centelha fugaz, o carnal confundindo a mente, no ritmo de uma canção que se oferece dançante e pop. "Diamantes", com participação de Rashid, é uma balada moderna, envernizada por vocais melódicos e afiada pelos versos dos MCs. Difícil escolher possíveis singles de sucesso no disco, não pela falta de hits mas ao contrário pela abundância de potencial pop.

"Imensidão Azul" recolhe as garras e opta pelo andamento lento e sinuoso pra falar de desejo em ambiente altamente sensorial. Outra participação importante é a de Karol de Souza em "Sei Quem eu Sou", um duelo bonito entre vozes femininas dentro de um rap resvalando no grime com um recado: "Daqui de cima eu consigo ver tudo/as Mcs dominando o mundo." As duas últimas músicas são conhecidas: "Não Foi em Vão", escrita sobre o poema "Legítima Defesa" de Elizandra Souza, já rendeu um belo clipe e trata de desilusão e violência, o gosto amargo da contrariedade. O disco se encerra com "Ele é Jogador", dueto com Rael, outra faixa que já havia aparecido com um clipe; um reggae-pop redondo que parece um pouco deslocado da atmosfera mais densa das músicas anteriores, mas acaba sendo fecho mais otimista e leve para o trabalho.

Lívia Cruz percorreu um bom caminho até este "Muito Mais Amor", e sua intenção de retratar o amor em múltiplas facetas (a alegria, a dor, a atração sexual, a desilusão, etc.) funciona ao expor a habilidade nos flows, as escolhas corretas dos beats e evitar rebarbas em faixas enxutas e diretas. Em última análise, acaba sendo uma declaração de amor não linear, daquelas que dão voltas, ao rap e à música como um todo. 8/10            

Baixe o disco por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário